No sábado 28 de julho de 2012, estivemos no SESC Santana representando o trabalho desenvolvido no projeto “Música nos Hospitais” durante esses 9 anos.
Tendo como mediadora a experiente jornalista Fabíola Cidral, o debate se manteve em torno do acesso à atenção básica, gestão e financiamento da saúde.
Nossa intervenção, além de divulgar o trabalho e o nosso primeiro CD, destacou os aspectos sensíveis que estão por trás do levar música para o ambiente hospitalar.
Tivemos a liberdade de falar sobre como os pacientes recebem a música como medicamento para a alma, que é o âmbito onde as experiências mais íntimas tem seu palco.
Pudemos intervir também na questão da formação médica atual que não contempla uma maior sensibilização dos estudantes visando ampliar a percepção de si e do paciente.
Nossa participação contou com a atuação sonora do quarteto do Limiar formado por Gabriel Gorun e Luis Gustavo Nascimento nos violinos, Sarah Nascimento na viola e Pedro Bevilacqua ao violoncelo.
Esperamos poder participar em outros eventos semelhantes, ajudando a levar sensibilidade e humanização através da música onde for necessário.
Samir Rahme